quarta-feira, 22 de março de 2017

19º “Encontro Regional de Educadores em Defesa da Água” e apresentação do “Simulador de Chuvas”





Nesta quarta-feira, 22 de março, data em que é celebrado o Dia Mundial da Água, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP) promoveu, em parceria com a Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema - Pontal Flora, a 19ª edição do “Encontro Regional de Educadores em Defesa da Água” no município de Presidente Venceslau.

No evento foram apresentados vídeos, informes sobre trabalhos educacionais e pedagógicos com tema voltado à água, os quais são praticados pelas escolas das redes públicas estadual e municipal, além de debate sobre como melhor engajar a sociedade nas questões que envolvem a preservação dos recursos hídricos.  O tema “Águas Residuais”, adotado este ano pela ONU, também foi discutido.

Além das atividades do “Encontro”, os participantes tiveram acesso às ações desenvolvidas pela Associação Pontal Flora no campo da educação ambiental com foco na proteção aos recursos hídricos através do projeto “Capacitação e Treinamento para Preservação e Gestão dos Recursos Hídricos”, desenvolvido em conjunto com o CBH-PP, com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). 

Entre outros, foi apresentado ao público o “simulador de chuvas”, um equipamento cuja finalidade é auxiliar professores e estudantes na melhor compreensão dos efeitos das chuvas no solo, oferecendo a oportunidade de observar, em escala reduzida, o impacto das águas da chuva tanto em solos com vegetação quanto nos desguarnecidos de qualquer proteção vegetal, bem como seus efeitos diretos no lençol freático e no assoreamento de córregos e rios.

Houve ainda uma oficina com alunos da Unesp que explicaram o processo de filtragem da água e ensinaram a construção de um filtro utilizando como base garrafa tipo pet. 

Além de Presidente Venceslau, o 19º Encontro Regional de Educadores em Defesa da Água ocorreu nas cidades de Mirante do Paranapanema e Presidente Prudente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu contato.