quinta-feira, 1 de junho de 2017

Represa do Ribeirão Capivari, em Rancharia, recebe plantio de mata ciliar











Um grande mutirão formado por alunos do terceiro ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais, professores, autoridades civis, políticas e militares de Rancharia, promoveu nesta quinta-feira (01) o plantio de mudas de espécies nativas para formação de mata ciliar na área de represamento do Ribeirão Capivari, localizada dentro do balneário municipal.

O plantio, que integra uma das ações do Projeto Capacitação e Treinamento para Preservação e Gestão dos Recursos Hídricos, foi realizado em conjunto com as atividades do “Mês Verde em comemoração ao Dia do Meio Ambiente”, organizado pela prefeitura ranchariense através das secretarias municipais de Educação e de Agricultura e Meio Ambiente. Secretários municipais, servidores públicos e o prefeito Alberto César Centeio de Araújo também estiveram presentes e participaram dos plantios.

Na oportunidade foram mais de 1.600 mudas plantadas, entre amendoim bravo, ipês, angico, embaúba, açoita cavalo, pau formiga, dentre outras, todas nativas da região. A equipe técnica da Associação de Reposição Florestal do Pontal do Paranapanema – Pontal Flora, entidade tomadora de recursos do Empreendimento FEHIDRO N° 2014-PP-343 e responsável direta pelo Projeto, esteve no local auxiliando e prestando toda a orientação necessária durante a ação ambiental.

Rancharia, pertencente a UPRH-4, foi o segundo município a receber o plantio de mata ciliar. Para os próximos dias estão agendados plantios em Presidente Epitácio (UPRH-2) e Mirante do Paranapanema (UPRH-1).

Formação de Mata Ciliar 

A fase de plantios do Projeto é uma complementação ao trabalho de conscientização ambiental com foco na preservação dos recursos hídricos da região, cujo tema norteou o ciclo de cursos desenvolvidos nas quatro UPRHs existentes na área abrangida pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu contato.