sábado, 6 de agosto de 2016

“Curso 1” é base para capacitação de educadores pela Diretoria de Ensino de Santo Anastácio


Com o objetivo de promover a formação de educadores na gestão participativa e compartilhada dos recursos hídricos, estimulando-os a desenvolver conhecimentos para preservação e gestão com ação local e percepção dos benefícios regionais para a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos 22, a Diretoria de Ensino de Santo Anastácio deu início neste sábado ao curso de formação de educadores “Gestão dos Recursos Hídricos”, sendo este um desdobramento direto do curso “Difusão Tecnológica em Recursos Hídricos”, promovido pelo Projeto Capacitação e Treinamento para Preservação e Gestão dos Recursos Hídricos.

A iniciativa partiu da própria coordenação da D.E. anastaciana após duas de suas dirigentes terem participado do Curso 1 de nosso Projeto, ocorrido nos meses de abril e maio deste ano junto a UPRH-2, a qual engloba os municípios sob área de atuação do órgão ligado à Secretaria de Educação do Governo de São Paulo.


Conforme o projeto apresentado, o curso é integralmente direcionado a professores de educação básica da rede pública de ensino, de diversas disciplinas, e visa também desenvolver a formação continuada em gestão de recursos hídricos com ações de mobilização para formar multiplicadores em sua defesa, sensibilização e de conscientização, por meio de atividades de difusão e disseminação de conhecimentos, além de promover espaços educativos para processos intervencionistas sobre a realidade e seus problemas socioambientais.

No conteúdo programático constam temas como “Estrutura e funcionamento do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo - SIGRH”; “Princípios da Política Estadual de Recursos Hídricos”; “Organização e atribuições às funções dos órgãos colegiados do SIGRH, Comitê de Bacia Hidrográfica e suas Câmaras Técnicas”; “Estrutura e funcionamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO)”; e “Papel das Câmaras Técnicas de Educação Ambiental dos CBH”.

Prevê ainda informações sobre “Práticas de Educação Ambiental em Recursos Hídricos”; “Uso consciente da água”; “Preservação Ambiental”; “O Professor e a formação da consciência crítica”; “Conceito de Bacia Hidrográfica (construção de maquete)”; e “Floresta e biodiversidade - As diferentes variedades de espécies nativas para recompor uma mata ciliar e apresentação de simulador de chuva”.


O curso tem como palestrante o engenheiro civil e Doutor em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP (Universidade Estadual Paulista), Paulo Augusto Romera e Silva, o mesmo especialista que vem sendo responsável pela condução do Curso 1 oferecido pelo Projeto Capacitação e Treinamento para Preservação e Gestão dos Recursos Hídricos.

A execução da proposta conta com as parcerias do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, Câmara Técnica de Educação Ambiental do CBH-PP e da Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema (Pontal Flora). Conforme a programação, haverá outros dois encontros, sendo as datas 17 de setembro e 08 de outubro, ambos na sede da Pontal Flora, em Presidente Venceslau.


Confira mais fotos clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu contato.