segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Ribeirão Sedama, em Euclides da Cunha, ganha reforço em sua mata ciliar













Dando continuidade às atividades de plantios de 1 hectare de mata ciliar nos municípios que compõem a área de abrangência do Comitê de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP), nesta segunda-feira foi a vez do Ribeirão Sedama, afluente do Rio Paranapanema, no município de Euclides da Cunha Paulista, receber um bom reforço em sua mata ciliar.

Alunos da rede municipal de ensino acompanhados de professores, além de servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da equipe da Associação Pontal Flora, estiveram efetuando o plantio de centenas de mudas de espécies nativas da região. Com a ação, espera-se ampliar a margem de proteção do ribeirão, contribuindo dessa forma para uma maior proteção do leito d´água. 

Pela proximidade com grandes áreas de preservação ambiental, a mata ciliar estendida também contribuirá como corredor ecológico para diferentes animais terrestres e aves.


quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Afluente do Rio Santo Anastácio, em Marabá Paulista, ganha plantio de mata ciliar










Acompanhados de suas professoras, alunos da E.M.E.F. “Profª Elza Maria Veiga da Silva”, de Marabá Paulista, participaram nesta quarta-feira (11), véspera de feriado, de mais uma ação ambiental com foco na proteção dos recursos hídricos regionais promovida em parceria com o Projeto Capacitação e Treinamento para Preservação e Gestão dos Recursos Hídricos. Na oportunidade, as crianças estiveram nas margens do Córrego Conquista plantando centenas de exemplares de arvores nativas para a formação de mata ciliar no trecho onde o leito d´água passa pela Fazenda Conquista, naquele município.

Pau D´Alho, Angico, Ingá, Ipê-Amarelo, Goiaba, Aroeira, Sabão de Soldado, dentre outras dezenas de espécies, foram utilizadas na área onde, futuramente, estará formado o maciço florestal protetor das águas do afluente do Rio Santo Anastácio, um dos principais rios existentes na área de abrangência do Comitê de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP).

Além do plantio, as crianças receberam orientações e informações sobre a importância de se preservar os rios e do porquê de se plantar matas ciliares junto a estes. As professoras, por sua vez, receberam apostilas com o conteúdo base dos cursos de capacitação e treinamento ocorridos no ano passado, cujas publicações ficarão à disposição dos alunos para consultas e estudos.