segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Rotarianos e jovens do RYLA participam de atividade com simulador de chuvas

  
 
 
 
 
 
 


A Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema - Pontal Flora recebeu em sua sede neste domingo, 20/08, membros do Rotary Club e jovens participantes do programa de liderança juvenil promovido pelo clube de serviço.

Os visitantes puderam conhecer os trabalhos desenvolvidos pela entidade nos campos da recuperação florestal e na educação ambiental, com destaque especial para o Projeto Capacitação e Treinamento para Preservação e Gestão dos Recursos Hídricos, que é fruto da parceria entre a Pontal Flora com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP), Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e Governo do Estado de São Paulo.

Além de uma breve explanação feita pela coordenadora Rosimeire Aparecida da Costa sobre a proposta do Projeto iniciado ano passado, o secretário executivo do CBH-PP, Sandro Roberto Selmo, expôs sobre a importância do papel do comitê de bacia na gestão e preservação dos recursos hídricos regionais, bem como sua estrutura, frentes de atuação e funcionamento.

Para falar sobre a manutenção do solo como método eficaz contra o assoreamento de córregos e rios, o engenheiro agrônomo e funcionário da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (CODASP) em Presidente Prudente, Diego Henrique Santos, utilizou o “simulador de chuvas” para demonstrar o impacto das águas pluviais tanto em solos com vegetação quanto nos desguarnecidos de qualquer proteção vegetal. Com a experiência, o público constatou o desgaste provocado em poucos minutos de chuva em dois diferentes tipos de terrenos e suas consequências diretas na natureza.

Os jovens que acompanharam a apresentação com o simulador de chuvas integram o Rotary Youth Leadership Awards (RYLA), na tradução, Prêmio Rotary de Liderança Juvenil. Trata-se de um programa de treinamento que busca o aprimoramento do caráter e o desenvolvimento da capacidade de liderança e cidadania, bem como promoção do crescimento pessoal. Os participantes frequentam eventos como seminários, workshops e acampamentos, tendo a oportunidade de tomar conhecimento de problemas e soluções para a comunidade.

Na atividade estiveram presentes também o governador do Distrito 4510 de Rotary International, Mauricio Agostinho Antônio e Silvia, o presidente do Rotary Club de Presidente Venceslau, Álvaro Carlos da Silva, o coordenador distrital de RYLA, Juliano Camilo Borges e o presidente da Comissão Distrital de Serviços a Juventude do Rotary, Vilcio Caetano de Lima, bem como membros do Rotary local e de cidades vizinhas, palestrantes e convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu contato.