quarta-feira, 22 de junho de 2016

Convênio permitirá desenvolver projetos nas áreas de Gestão de Resíduos e Restauração Ecológica


A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a UNESP celebraram no dia 20 de junho, convênio com a finalidade de estabelecer e regulamentar um programa de cooperação que conjuge esforços técnicos, operacionais, acadêmicos e científicos para a execução de projetos nas áreas de Gestão de Resíduos e Restauração Ecológica, envolvendo as unidades da Universidade em Presidente Prudente e Sorocaba e com apoio da Pró-reitoria de Extensão Universitária (PROEX).

O convênio inclui dois Planos de Trabalho. O primeiro é voltado à conjugação de esforços técnicos, acadêmicos e Científicos na área de Gestão de Resíduos. A Unesp, nestes tópicos, se propõe a organizar e disponibilizar resultados de pesquisas anteriores e que possam ser aplicados para desenvolver subsídios que contribuam para a implantação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos; adequar, na medida do possível, pesquisas em andamento e direcionar pesquisas futuras para cumprimento de determinadas diretrizes, metas e ações do Plano; colaborar com a SMA na organização de eventos nos quais esses resultados sejam discutidos e analisados; e propor cursos de capacitação/extensão e projetos de extensão que colaborem com as diretrizes, metas e ações do Plano.

O objeto principal do segundo Plano de Trabalho é a proteção dos recursos hídricos e a recuperação, restauração e preservação de áreas relevantes, tais como áreas de preservação permanente (APP), na Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos Pontal do Paranapanema (UGRHI-22) e, notadamente, na bacia do manancial do alto curso do Rio Santo Anastácio, que abastece cerca de 30% da cidade de Presidente Prudente, importante polo regional do oeste paulista. Esse plano de trabalho acontecerá dentro do âmbito do Programa Nascentes, o maior programa de restauração ecológica do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu contato.