quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Representante da UPRH-3 recebem curso de capacitação em recursos hídricos


Nesta quinta e sexta-feira é realizado o primeiro módulo do curso sobre “Difusão Tecnológica em Recursos Hídricos” voltado a educadores da rede pública municipal e estadual de ensino, bem como para representantes de entidades da sociedade civil, alunos do ensino superior e comunidade em geral dos municípios que integram a Unidade de Planejamento de Recursos Hídricos nº 3, sendo eles Presidente Prudente, Narandiba, Pirapozinho, Anhumas, Sandovalina, Estrela do Norte e Tarabai. A atividade faz parte do Projeto Capacitação e Treinamento para Preservação e Gestão dos Recursos Hídricos e acontece nas dependências do Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação (CEFORP), localizado no Jardim Itaipu, em Presidente Prudente.

Conduzido pelo engenheiro civil e Doutor em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP (Universidade Estadual Paulista), Paulo Augusto Romera e Silva, o curso aborda noções básicas de gestão de recursos hídricos que permitam aos participantes a avaliação de questões pertinentes ao tema, dispondo de instrumentos para a formatação de propostas de intervenção e a proposição de projetos pedagógicos, no caso de professores, bem como para a participação colegiada no Comitê de Bacia Hidrográfica. 



“Dividido em dois módulos, no decorrer do curso os participantes recebem relevantes informações e conhecimentos necessários para uma melhor gestão dos recursos hídricos. Participam também de atividades práticas, incluindo a construção de maquete e dinâmicas de grupo sobre gestão de área onde existe uma bacia hidrográfica, dentre outras”, explica José Alberto Mangas Pereira Catarino, presidente da Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema - Pontal Flora, entidade não governamental responsável pelo desenvolvimento do projeto na região. “Este é o primeiro de uma sequência de três cursos oferecidos gratuitamente e abertos a todos os interessados”, ressalta Catarino.

Resultado da parceria envolvendo a Associação Pontal Flora, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e o Governo do Estado de São Paulo, além de diversas entidades, o Projeto Capacitação e Treinamento para Preservação e Gestão dos Recursos Hídricos foi aprovado e adotado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental do CBH-PP e está sendo implementado nos 26 municípios que integram a área de atuação do referido Comitê.


A mesma iniciativa já atendeu os municípios compreendidos nas UPRHs 1 e 2. Na próxima semana acontece o curso sobre Conservação e Manutenção de Estradas Rurais voltado para os mesmos municípios que participam hoje e amanhã do curso em Presidente Prudente. Na terceira semana deste mês, será iniciado o ciclo de cursos junto aos municípios da UPRH-4, sendo o primeiro programado para a cidade de Regente Feijó. 



Confira mais fotos clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu contato.