sexta-feira, 18 de março de 2016

Projeto é apresentado ao Rotary Club

No mês em que o Rotary Club do Brasil celebra a temática “Recursos Hídricos e Saneamento Básico”, quando busca debater entre seus integrantes e comunidade mecanismos de apoio à formação e práticas em recursos hídricos e saneamento, visando o acesso à água potável e saneamento básico, o clube de serviço em Presidente Venceslau, através de seu presidente, Luiz Fernando Hamada, convidou a Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema - Pontal Flora, para fazer uma exposição sobre o assunto na reunião rotária ocorrida na noite de quinta-feira (17). 

No ensejo, o presidente da Pontal Flora, José Alberto Mangas Pereira Catarino, apresentou o Projeto Capacitação e Treinamento para Preservação e Gestão dos Recursos Hídricos, iniciativa  fruto da parceria entre a Pontal Flora com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP/CT-EA), Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, além de diversos outras entidades públicas e não governamentais. 
“Atendemos ao convite feito pelo Hamada que gentilmente nos concedeu um painel junto ao Rotary Club, um dos mais eficientes clubes de serviço de nossa cidade, para que pudéssemos dissertar a respeito dos trabalhos da Pontal Flora, cuja atuação no campo de recuperação florestal e educação ambiental está integralmente ligada à preservação dos recursos hídricos de nosso município e região”, explica José Catarino. “O momento não poderia ser melhor, pois há poucas semanas iniciamos um abrangente projeto de treinamento e capacitação que atuará exatamente na área da preservação e gestão dos recursos hídricos diretamente em vinte e seis municípios da região do Pontal do Paranapanema”, informa.
  
Com uma a apresentação detalhada e objetiva, Catarino pode explicar toda a mecânica que envolve os cursos e atividades, bem como o público a ser alcançado, objetivos esperados, fonte de recursos, apoiadores, dentre outros. A proposta provocou entusiasmo nos presentes e muitos assumiram o compromisso de participar ativamente do Projeto.

Para o ambientalista, a receptividade foi tão surpreendente quanto motivadora. “Sempre que foi chamado a participar nas causas que promovam o bem comum e melhoras na sociedade, o Rotary Club, principalmente o de Venceslau, nunca se absteve. Ficamos muito felizes com a aceitação que o Projeto obteve e sentimos que ganhamos mais um grande e forte parceiro, exemplo que certamente contagiará os demais clubes dos municípios que estão na área de atuação do projeto”, comemora José Catarino.
O Projeto Capacitação e Treinamento para Preservação e Gestão dos Recursos Hídricos teve início este ano e prevê capacitar educadores, técnicos das administrações municipais, docentes da rede pública municipal e estadual, escolas particulares e simpatizantes das causas ambientais para implementarem atividades orquestradas em núcleos municipais se constituindo, assim, numa mudança de atitudes e competências voltadas para a conservação dos recursos hídricos de cada município.
José Catarino recebeu da presidência do Rotary Club uma placa com homenagem pelo trabalho desenvolvido e pela palestra realizada na instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu contato.